A doença periodontal (doença infecto-inflamatória da boca) é a doença que mais acomete cães e gatos. Cerca de 80% dos cães adultos precisam tratar doenças como tártaro e /ou gengivite.
Caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental (tártaro), essa doença periodontal é responsável por mau hálito, gengivite, retração gengival e, se não tratada, poderá causar abscessos dentários, reabsorção óssea e até a perda do dente. Causa muito desconforto, dor e dificulta a mastigação, diminuindo a qualidade de vida do animal. Muitas vezes o pet não consegue mastigar a ração, ou o alimento, o que pode prejudicar a sua alimentação e levá-lo a um quadro de desnutrição.
Além dos problemas na boca, essa infecção pode causar sérios problemas em outros órgãos, como: coração (endocardite bacteriana), rins (pielonefrite), fígado (hepatite), pulmão (bronquite) e articulações (artrite), devido à circulação de bactérias pela corrente sanguínea; principalmente nos cães idosos.
Nos casos em que a placa já esteja presente, é preciso partir para a limpeza de tártaro. Como os tratamentos dentários são realizados sob anestesia geral (anestesia inalatória), o médico veterinário também indicará quais os exames serão necessários para um procedimento seguro.
Esses cuidados são necessários para ter total segurança do processo. Na Qualivet, realizamos esses procedimentos quase todos os dias sem nenhum problema.
Quando você detectar que seu cão ou gato estiverem com essa alteração, procure-nos o quanto antes. A limpeza de tártaro é fundamental para prevenir doenças, garantir a qualidade de vida e o bem estar do seu pet.
Texto por Dr. Alexandre J. Coutinho, CRMV-SP 22247, especializado em Obstetrícia e Reprodução de animais de companhia e mestrado em Cirurgia Veterinária. Atua na Qualivet Clínica Veterinária.
Fique por dentro!
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções, novidades e alertas sobre campanhas!