Os benefícios de uma anestesia acompanhada por um anestesista!
• Maior controle do plano anestésico
• Diminuição de riscos para o paciente
• O cirurgião fica focado apenas no procedimento que irá realizar
• Em casos de intercorrências anestésicas haverá um profissional treinado para tratá-las
• Controle de dor eficiente
• Escolha mais adequada do protocolo anestésico de acordo com o tipo e gravidade cirúrgica
A medicina veterinária vem buscando a cada dia se assemelhar à Medicina, tentando trazer aquilo que há de mais tecnológico e inovador em busca de maior segurança, melhor qualidade de vida e respeito aos pacientes de quatro patas.
Na Medicina, um cirurgião entrar sem um anestesista para um procedimento é muito raro de acontecer. Essa também deveria ser a realidade na veterinária, mas infelizmente isso ainda não é a regra.
Quando o anestesista acompanha o procedimento cirúrgico, ele fica ao lado do animal monitorando parâmetros como frequência cardíaca, frequência respiratória, taxa de oxigenação, pressão sistêmica, eletrocardiograma, temperatura entre outros. Isso faz com que o risco de intercorrências se torne ainda mais baixo.
Como o animalzinho não fala, saber o grau de dor que cada procedimento cirúrgico causa é de extrema importância. O anestesista tem esse conhecimento e monta o melhor protocolo analgésico, deixando seu paciente confortável após a cirurgia.
Cabe a cada tutor se informar com seu veterinário como o procedimento anestésico será realizado, ter uma conversa prévia com o anestesista e realizar exames pré-operatórios, ficando assim mais tranquilo e consciente de que realmente será feito o melhor para o seu companheiro.
Texto por Dr. Alexandre J. Coutinho, CRMV-SP 22247, especializado em Obstetrícia e Reprodução de animais de companhia e mestrado em Cirurgia Veterinária. Atua na Qualivet Clínica Veterinária.
Fique por dentro!
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções, novidades e alertas sobre campanhas!